Custos de processo: como reduzi-los

Custos de Processos - como reduzí-los? Ligue para Carla Freire-consultoria-19-98888.7434 ou envie um e-mail para contato@carlafreireconsultoria.com.br

A grande premissa de uma organização é a de entregar seu produto com qualidade e no prazo contratado. A necessidade é a de fazer isso com custos controlados.

Entretanto, muitas vezes os custos no processo produtivo estão além do esperado e a equipe atuante não consegue identificar onde estão alocados os custos desnecessários.

Surge a pergunta: é possível reduzir custos e ainda assim entregar um produto de qualidade? A resposta é: Sim!

Uma forma simples e prática de enxergar os gargalos do processo é desenhando como ele se desenrola. Chamamos isso de Mapeamento de Processos.

Para mapear o processo, é necessário levar em consideração os seguintes itens:

– Entradas do processo

– Saídas do processo

– Recursos Necessários (humanos e de infra-estrutura)

– Controles necessários

– Atividades executadas para a realização do processo

O ser humano, em sua maior parte, é visual, por isso quando desenhamos o processo, conseguimos enxergar de uma melhor maneira quais atividades são executadas até a entrega do produto final, o que irá nos permitir realizar uma análise crítica e avaliar se há atividades executadas desnecessariamente ou ainda, se há atividades que podem ser transferidas para outra pessoa / função.

Desde sua revisão no ano 2.000, a ISO 9001 usa a Abordagem de Processos como base para o levantamento de processos necessários dentro de uma empresa, pois entende que esta técnica é ideal para análise das atividades realizadas.

Tem interesse em realizar o mapeamento de seus processos mas não se sinte seguro para fazê-lo sem um acompanhamento, estamos à disposição para auxiliá-los.

Carla Freire – Consultora da Qualidade

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Carla Freire - Consultoria em Qualidade • Implantação ISO 9001 • Desenvolvido por Freire Think Design

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?